15 de junho de 2021

Por que existimos e onde queremos estar no futuro?

A pergunta “onde queremos estar no futuro?” nos leva a refletir sobre a nossa trajetória. Nos faz olhar para o caminho que já traçamos e para o qual queremos percorrer até atingirmos um objetivo. Em 2020, durante os meses em que as escolas, inclusive a nossa, ficaram fechadas por conta das normas sanitárias, tivemos tempo de pensar muito sobre esse assunto e colocar no papel a nossa visão e o nosso propósito.

No ambiente corporativo, as definições de missão, visão e propósito acabaram se tornando algo burocrático, uma frase num quadro pendurado na parede e que precisa ser decorada por todos que trabalham na empresa. Mas para nós, da Nova Geração, a nossa visão e o nosso propósito, bem como os valores que já trouxemos aqui, foram construídos ao longo de muitos anos e traduzidos em conceitos que têm a capacidade de inspirar as pessoas que aqui trabalham.

Você sabe aonde a escola Nova Geração quer chegar?

Nosso objetivo, num futuro próximo, é “sermos exemplo em educação de crianças e adolescentes, utilizando-nos sempre de metodologias de ensino genuínas, formando para o exercício da cidadania e liberdade humana, em um ambiente ético, respeitoso, colaborativo e feliz”. É assim que definimos a nossa visão enquanto escola que trabalha com Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com essa declaração, procuramos incentivar e inspirar a todos que estão conosco em nossa jornada a seguirem pelo mesmo caminho.

Você sabe porque a nossa escola existe?

Temos um propósito bem definido que nos faz ter certeza da nossa contribuição para a sociedade. Depois de uma profunda reflexão sobre o papel da nossa escola, sobre o que nos motiva a levantar da cama todos os dias, sobre como gostaríamos de contribuir para um mundo melhor, sobre o como nos diferenciamos das outras instituições, formalizamos o nosso propósito que já é vivenciado desde a inauguração.

“Eu resolvi criar uma escola que fosse totalmente diferente das outras. Eu não queria uma escola melhor, porque quando você fala “melhor”, você pega o mesmo e melhora o mesmo. Eu queria uma escola transformadora em que a criança se sentisse segura, em que ela gostasse de aprender e tivesse prazer pelo conhecimento”, explica Maria Anita de Souza Castro, diretora e fundadora da Nova Geração.

Resumimos o nosso propósito em uma frase que define a nossa razão de existir:

“Respeitar e encorajar aprendizagens de todas as crianças e adultos de nossa comunidade, transformando suas realidades de forma humana, criativa, dinâmica e sustentável”.

Compartilhar o nosso propósito com quem chega a nossa família é uma forma de dar as boas-vindas e convidar a todos para juntos alcançarmos nossos objetivos.