Ninguém tem dúvidas que a prática de esportes faz bem à saúde. Mas, mais que isso, você sabia que eles influenciam no desenvolvimento motor, cognitivo, físico, emocional e social das crianças e adolescentes?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda, a partir dos 6 anos de idade, a prática de atividade física por pelo menos uma hora todos os dias. Conheça mais sobre os benefícios dos esportes nesta fase.
Todas as partes do corpo humano são trabalhadas e beneficiadas durante a prática de esportes. Quando se trata do coração, por exemplo, a circulação sanguínea melhora e o músculo cardíaco é fortalecido.
Os nossos músculos também ganham mais força e por consequência, melhora o funcionamento das articulações. Já quando se trata dos ossos, o esporte ajuda na fixação do cálcio, além de reduzir o risco das meninas desenvolverem osteoporose quando forem adultas.
Outro benefício é na oxigenação do sangue, aumentando a capacidade pulmonar e o fortalecimento do diafragma.
Além disso, a prática também previne a obesidade infantil, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos mais sérios desafios de saúde pública do século 21. O excesso de peso pode acarretar o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.
Praticar esportes também traz a sensação de bem-estar e maior controle de posturas agressivas. Isso ocorre porque o hormônio responsável por essa sensação, a endorfina, é liberado. A atividade física combate a ansiedade e o estresse, além de melhorar a qualidade do sono, muito importante para um crescimento sadio.
Quando a criança tem contato direto com algum esporte, ela passa a desenvolver novas habilidades em sua rotina.
Ao jogar futebol, por exemplo, ela corre e chuta a bola. Com o passar do tempo e repetindo os movimentos, ela aperfeiçoa o que já sabe fazer, refletindo em ganhos motores. Melhorar na prática esportiva tem impacto direto na autoestima dos pequenos, deixando-os mais confiantes e felizes com o próprio desempenho.
Para viver em sociedade, é necessário aprender a conviver com outras pessoas. Entretanto, não é tão simples para uma criança que é mais tímida. Isso faz com que muitas vezes, ela seja excluída.
Com o esporte, seja na aula de educação física, em treinos ou competições, as crianças e adolescentes aprendem a lidar melhor com as diferenças e limitações de outros colegas. Além disso, é um espaço para fazer grandes amigos com interesses em comum. Na prática, as crianças também entenderão melhor sobre os sensos de responsabilidade, cooperação, respeito, estratégias e disciplina.
– Crianças de 0 a 2 anos
Nesta fase, incentive o bebê a ser fisicamente ativo, como engatinhar, por exemplo. É importante ressaltar que deve ser em um ambiente seguro e com a supervisão de um adulto.
– Crianças de 3 a 5 anos
Nesta faixa etária, incentive a criança a desenvolver a coordenação motora. Modalidades como a natação, danças e os esportes coletivos são os mais indicados.
– Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos
Para esta idade, é recomendado que sejam diariamente priorizadas as modalidades com intensidade moderada ou alta e que durem por pelo menos 60 minutos.
ATENÇÃO: apesar dos esportes oferecerem muitos benefícios, principalmente às crianças e adolescentes, realize uma avaliação com um médico de confiança e não se esqueça: leve em conta a atividade que seu filho gosta de praticar, para que a atividade não seja vista como uma obrigação.