Ao acolher uma criança em seus primeiros momentos da vida escolar os ambientes devem ser preparados com cuidado e com afeto para que ela se sinta segura e confortável. Observar atentamente as necessidades dela e os desejos, valorizando a socialização e as experiências culturais, são aspectos importantes neste momento para haver o encanto do encontro.
Quando você convida uma pessoa muito especial para jantar em sua casa, como você a espera? Como você prepara sua casa?
O que é belo é convidativo. O ambiente organizado, planejado, pré posicionado já com uma intenção, promove e encoraja explorações, investigações e diversos modos de percepção e representação. Espaços especiais, repletos de diferentes belezas, oferecem fontes de estímulos e linguagens poéticas e visuais.
É dessa forma que devemos olhar para o espaço, cuidando para que ele tenha um toque estético, que promova harmonia entre a criatividade, a natureza e a vida. Desta forma permitimos que a criança brinque, explore como protagonista.
A escola é um lugar de criação, invenção, construção, experiências, vivências, possibilidades, curiosidade e afetividade. O ambiente é mais que um espaço, é o lugar onde ocorre o processo educativo, nele as crianças se desenvolvem e recebem oportunidades de tomar suas próprias iniciativas. Um ambiente bem preparado estimula as explorações, as brincadeiras, a socialização e a privacidade das crianças. Neste contexto, o papel do adulto é organizar um lugar rico em experiências para o livre desenvolvimento e exploração
Ao criar laços afetivos, promovemos para as crianças segurança e autonomia.
Ao interagir com uma criança é importante olhar nos olhos, fazer gestos delicados e com dedicação, conversar com ela durante os cuidados diários e percebê-la como ser ativo. Perceber sua originalidade, sem pressa e sempre dar o tempo necessário para que ela aproveite seu momento na escola é o que contribui para que o encontro seja repleto de encanto.
Professora Lívia Domingues