18 de novembro de 2021

Nova Geração realiza pesquisa de satisfação para identificar pontos de melhoria

Como forma de colocar em prática nosso propósito de melhoria contínua, a Nova Geração está realizando uma pesquisa de satisfação para identificar os fatores que podem ser aperfeiçoados, com base em nossa missão e visão educacionais. Para isso, as percepções e ideias externas, como a dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, são extremamente valiosas para entendermos os pontos a serem melhorados de forma assertiva. Uma consultoria externa foi contratada para realizar a coleta de dados e o plano de ação que será desenvolvido posteriormente.

A pesquisa tem dois objetivos principais: entender melhor o perfil dos responsáveis pelos nossos alunos e avaliar o nível de satisfação em relação à escola, assim como colher opiniões e sugestões.

Metodologias

A pesquisa será realizada com a utilização de duas metodologias:

Quantitativa: método onde o resultado é baseado em números, de forma fechada e objetiva.  Será realizada via web, por meio de um link enviado pela agenda eletrônica.

O formulário digital foi dividido em duas etapas:

• Parte 1: perguntas sobre o perfil dos responsáveis pelos alunos. Todas as informações são confidenciais e não serão utilizadas para outro fim.
  • Parte 2: este bloco foi separado por temas e para cada tema existem atributos correspondentes que deverão ser avaliados em relação à importância para o respondente/aluno. De 0 a 9: sendo 0, sem importância alguma ou muito insatisfeito e 9, extremamente importante e totalmente satisfeito.

Ao encerrar a pesquisa e enviar o formulário, todas as respostas são calculadas e tabuladas de forma que não serão reconhecidos os usuários que submeteram o formulário preenchido, respeitando todas as condições de sigilo e proteção de dados.

Qualitativa: método em que são utilizadas entrevistas individuais em profundidade com poucas perguntas. Entretanto, são feitas de forma ampla para captar todos os detalhes das respostas. Para esse segundo momento da pesquisa, serão chamados de 20 a 30 pais e responsáveis de forma aleatória e de todos os anos.

A Foco, empresa contratada para realizar a pesquisa, entrará em contato via WhatsApp para alinhar o melhor horário e o meio utilizado para realização da pesquisa (se via telefone, pessoalmente ou videochamada) – isso também de acordo com a disponibilidade da agenda da empresa e do entrevistado.

A pesquisa qualitativa também será aplicada de forma presencial com a participação de 10 a 20 alunos na idade entre 10 e 12 anos. As entrevistas ocorrerão em ambiente escolar.

Assim como na quantitativa, não haverá nenhum tipo de identificação nas respostas que serão tratadas posteriormente, de forma que sejam respeitadas todas as condições de sigilo e proteção de dados.

Importante: toda a condução da pesquisa está sendo feita pela Foco, especializada em consultoria externa, para zelar pela integridade dos dados e manter a confidencialidade do conteúdo.

Para dar a sua opinião na primeira fase, responda o formulário digital até 26 de novembro pelo link: https://forms.gle/AnLkznyvxrwuaWXE7