Newsletters


12 de novembro de 2021

6 dicas para incluir a leitura na rotina das crianças

A leitura é uma rica experiência para o desenvolvimento infantil. Por meio dela, é possível desenvolver habilidades cognitivas, de comunicação e até mesmo contribuir para criarmos uma sociedade mais igualitária.

A leitura promove a cultura, estimula e enrique o vocabulário, melhora o foco e a atenção, reduz a incidência do estresse e ainda desenvolve a capacidade crítica.

Entretanto, nem sempre é uma tarefa fácil para os pais incluir esse hábito na vida da criança. Mas algumas dicas podem ajudar!

1. Dê o exemplo: crianças costumam, por natureza, reproduzir aquilo que aprendem em casa. Assim como podem absorver hábitos negativos, facilmente podem repetir os positivos.

Se os pais têm o costume de ler ou até mesmo compartilhar o momento da leitura com os filhos, fica ainda mais fácil para que os pequenos criem o gosto por livros. Quanto mais cedo começar esse contato, mais natural se torna no dia a dia.

2. Leitura x interesses:  estabelecer conexões entre livros e assuntos que interessam às crianças também é uma estratégia eficaz.

Se ela gosta de dinossauros, aviões, super-heróis, por exemplo, incentive o consumo de quadrinhos e revistas que abordem o tema. Também aposte nos mais diversos gêneros literários, como fábulas, crônicas e artigos.

Deixe os livros acessíveis, em uma estante da altura da criança ou em um baú, onde ela possa pegar quando quiser.

3. Visite bibliotecas e livrarias: ir a esses lugares e permitir que a criança entre em contato com o mundo mágico dos livros e ajuda a despertar ainda mais o interesse. Deixe com que ela explore sem pressa e vá atrás de temas que lhe chamam a atenção.

Alguns desses locais têm um cantinho especial para os pequenos, com elementos que fazem parte do mundo infantil, mesinhas e pufes para que se sintam mais à vontade na hora de ler.

4. Não pressione e nem obrigue: usar a leitura como castigo, por exemplo, faz com que a criança crie uma relação negativa com os livros. Incentive, na rotina diária, para que leia. Mas não precisa definir número de páginas. Cada criança tem seu ritmo e forma de se adaptar a um hábito novo.

5. Tecnologia como aliada: o computador e o tablet não são só para jogos. Na internet, é possível encontrar e-books e até mesmo atividades lúdicas envolvendo as obras literárias.

Além disso, especialistas da área da educação recomendam a busca por canais do YouTube sobre literatura para tornar o assunto mais atrativo. 

6. Momento e cantinho da leitura: priorize um momento na rotina para desenvolver intencionalmente esse hábito. Encaixe esse tempo, por exemplo, antes das tarefas da escola ou até mesmo antes de dormir, para relaxar a criança.

Se puder, crie um espaço em casa para a leitura, preferencialmente longe da TV para que não existam distrações. Coloque um tapete e almofadas no chão para tornar o ambiente ainda mais confortável.

Insira as dicas de acordo com a rotina da família e lembre-se que cada criança tem seu ritmo. Respeite os interesses específicos dela e incentive o hábito de ler, mesmo que seja um pouquinho por dia.   

Localização da escola

WhatsApp para visitantes :