Todos sabemos que frases ditas por pessoas do nosso convívio têm o poder de nos dar ainda mais impulso ou até mesmo nos desencorajar de algo, não é?
Quando se trata das crianças, é ainda mais importante a forma que escolhemos falar com elas. Que tal saber cinco coisas que todas elas deveriam escutar tanto na escola quanto em casa?
Olhar nos olhos de uma criança e dizer “você consegue” dará a ela a mensagem de autoconfiança e de segurança. Entretanto, vale ressaltar que isso não significa deixar de ajudá-la e sim, que reforçar que ela é capaz de dar conta sozinha daquela questão.
Para a coordenadora pedagógica Aluah Bianchi, às vezes é necessário perceber se não estamos impossibilitando o desenvolvimento da criança. Um exemplo é quando um bebê dá sinais que quer engatinhar e agarrar algum brinquedo, mas, em vez de deixarmos que ele pegue sozinho, trazemos o brinquedo até ele, cortando um possível estímulo.
Dar chance para a criança pensar, imaginar e fantasiar é importante tanto na escola em sala de aula quanto em casa. Fazer com que ela participe traz maior autonomia intelectual, pois além de consumir cultura, ela também produz e atua sobre sua realidade.
Falar sobre atitudes – das boas e não tão boas – gera um processo de reflexão na criança. Dessa forma, ela consegue entender melhor sobre o próprio comportamento.
É necessário ser mais direto e elogiar algo pontual, como, por exemplo, “achei muito legal que hoje você esperou seu amigo falar na roda, pois naquele outro dia não fez isso… viu como isso é importante escutar primeiro e falar depois?’’.
Especificar a atitude ajuda no reforço comportamental, seja ela positiva ou negativa.
Trabalhar a inteligência emocional da criança é essencial, pois refletirá também lá na frente, na vida adulta. Perguntar a ela e também contar qual o seu sentimento sobre determinada situação é algo que precisa ser trabalhado. Sempre valorizando a empatia e colocando em questão como o outro pode estar se sentindo.
Isso pode ser feito com fatos do dia a dia e até mesmo ao assistir um desenho, um filme, em que exista alguma situação cabível da pergunta.
Conversar sobre sentimentos faz com que as crianças cresçam mais abertas aos diálogos e se expressem sem medo sobre o que pensam e sentem. Assim, podem aprofundar as relações, seja na infância ou na vida adulta.
Essa frase é destinada às crianças um pouco mais velhas, para mostrar que o esforço é necessário.
Os pais e professores precisam acompanhar esses processos e pontuar que não importam os resultados e sim o percurso.
Na família ou na escola, é importante falar para a criança, por exemplo, que percebeu que ela estudou para as provas, prestou atenção nas aulas e se dedicou nas tarefas escolares diárias e que isso trouxe bons resultados. Essa conversa produz uma maior reflexão de que os esforços compensam.
Além disso, a percepção individual de que está sendo observada pode gerar na criança o sentimento de persistência em tudo o que faz. Isso dará a oportunidade para que ela cresça com mais determinação e confiança nas próprias capacidades.
Este texto foi produzido com base no vídeo publicado no canal Mural Pedagogia, do YouTube.