O ano de 2020 está terminando. Não foi fácil chegar até aqui, mas nós conseguimos. Enfrentamos as adversidades mais desafiadoras e aprendemos muito. Agora, é o momento de descansar.
A proximidade das férias, neste ano totalmente atípico, também pode ser um aprendizado. Será que a gente sabe descansar de verdade? Você é daquelas pessoas que demora para se desligar do trabalho? Ou que fica contando no calendário os dias que ainda tem de folga? Ou, ainda, é daquele tipo que não desapega do grupo de WhatsApp da turma do trabalho?
Ainda que a pandemia tenha desfeito os planos daquela viagem de férias tão esperada, você pode e deve planejar o seu descanso do trabalho para aproveitar ao máximo e, principalmente, recarregar as energias depois deste 2020 tão intenso.
Especialistas em produtividade explicam que é justamente em momentos estressantes como os que estamos vivendo que a pausa é necessária. É um investimento no próprio bem-estar mental e físico. Permitir que o cérebro tenha um tempo livre, sem preocupação com horários e compromissos, é uma das melhores formas de estimular a criatividade, o que, na nossa atividade com o desenvolvimento das crianças, é fundamental.
As férias de fim de ano estão chegando e nós separamos 7 dicas para descansar de verdade nas férias:
Quantos dias você vai ter de férias? Separe os primeiros para resolver as pendências. Pague as contas, faça aquela consulta médica que não conseguiu ao longo do ano, resolva todas as obrigações pessoais etc. Planeje as atividades de lazer que pretende fazer no restante dos dias para não ficar com aquela sensação de que não aproveitou as férias. Mas não precisa ser roteiro muito rigoroso, pois a ideia é relaxar e não ficar preso a compromissos.
Se você não tem o celular do trabalho separado do pessoal, uma alternativa é silenciar os grupos ou até mesmo pedir para sair durante o período de férias e retornar depois. Não é chato e todo mundo vai entender que este é o seu momento. É claro que você não precisa cortar relações com os amigos do trabalho, até porque, às vezes, os laços de amizade são tão fortes que alguns colegas de trabalho se tornam “da família”. Neste caso, faça um pacto de não falar sobre questões profissionais enquanto você descansa.
Aquela promessa antiga de fazer 30 minutos de atividade física por dia ou de preparar a própria comida com alimentos mais saudáveis, lembra? Agora é a hora. Nas férias, você tem um tempo a mais para mudar ou melhorar seus hábitos. Cuide da saúde do corpo e da mente. Ouça músicas que lhe façam bem, coloque em dia a sua leitura favorita ou se presenteie com algo de valor para você. Não precisa ser nada caro, mas alguma coisa que lhe dê prazer.
Reuniões virtuais não servem só para o trabalho. Já que os encontros presenciais ainda não são totalmente seguros, uma opção é marcar um encontro on-line com aquele grupo de amigos que você não vê há um tempão. Se vocês tomarem todas as medidas de segurança, até um encontro presencial pode ser uma ótima ideia para descontrair e matar a saudade. Aproveite também para passar mais tempo de qualidade com a sua família.
A gente passou o ano todo praticamente trancado dentro de casa. Mesmo que não seja possível viajar para uma pousada junto à natureza, procure um refúgio sem aglomeração e tire os sapatos. O contato dos pés com a terra (pode ser areia também) é extremamente revigorante. Aproveite o momento e silencie a mente. Ouça os sons à sua volta e entregue-se.
Esqueça o calendário e o relógio. Se você ficar olhando quantos dias ainda tem antes de voltar ao trabalho, a chance da ansiedade virar sua parceira de férias é grande. Você não quer essa companhia, né? Então,não conte os dias. Também não se prenda aos horários. Você passa o ano todo com hora para acordar, para almoçar, para ir para casa… abandone os ponteiros, durma quando estiver com sono, coma quando der fome e permita-se quebrar a rotina. Afinal, as férias não são para sempre.
Procure não levar tudo muito a sério. Mesmo tendo planejado e programado tudinho para as suas férias saírem perfeitas, alguma coisa pode sair do controle. E tudo bem. É a graça das férias e da vida: poder mudar de planos, alterar a rota e seguir por um caminho que, talvez, seja até melhor.
Não deixe o estresse tomar conta do seu descanso. A ideia é deixar ele bem longe, não é mesmo? Então, aproveite e relaxe. Curta as suas férias.
Nos encontraremos em 2021, totalmente renovados, criativos e cheios de energia para um ano novinho e cheio de desafios.