9 de julho de 2021

Hora de aprender: tá na mesa pessoal!

A hora da refeição é o momento de nutrir a criança com alimento e com conhecimento. Desde que nascem, os bebês aprendem a todo momento e não é diferente na hora da alimentação. Quando ainda estão na fase do aleitamento, eles aprendem a sugar, começam a reconhecer a rotina da alimentação… Dali pra frente, toda vez que sentem fome é uma oportunidade para promover o aprendizado.

Incentivar bons hábitos alimentares

Crianças aprendem muito a partir de exemplos. Por isso, se você tem a intenção de ensinar bons hábitos alimentares, precisa praticar.

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, pode contribuir para o raciocínio, a concentração e a manutenção do foco na hora de aprender ou estudar. Uma alimentação de qualidade desenvolve cérebros potentes já que alguns nutrientes são úteis para a saúde dos neurônios e outros para o sangue que leva oxigênio a todas as células do corpo.

Crianças na cozinha

Preparar a própria comida também é um rico aprendizado. Receitas de bolo são ótimas para uma “aula” que une conhecimentos de química, física e matemática. As crianças aprendem noções de peso, de medidas, de estado da matéria – líquido, sólido e gasoso – e descobrem a mágica das misturas dos ingredientes.

Aprender a fazer a própria comida, mesmo que seja um sanduíche simples ou um suco, desperta a autonomia e a responsabilidade nos pequenos. Dá a eles a sensação de que podem se virar sozinhos e de que a família confia neles.

Juntamente com a autonomia e a responsabilidade, as crianças aprendem que precisam cuidar da higiene antes e depois do preparo do alimento. Tanto da higiene pessoal, como lavar as mãos, quanto da higiene e organização do ambiente usado para o preparo.

Alimentação na escola

A hora da alimentação na escola é também um momento pedagógico, que vai além de conceitos de hábitos alimentares saudáveis e de orientação para uma boa nutrição. A pausa para a refeição deve oportunizar descobertas e diálogos sobre valores culturais, sociais e afetivos, além dos aspectos emocionais e comportamentais da criança.