1 de julho de 2021

Amigos para sempre: o que ensinam as primeiras amizades da vida

O conceito de amizade que nós, adultos, temos é muito diferente daquilo que as crianças pequenas pensam sobre ter amigos. Para elas, amigo é qualquer criança com quem podem brincar e explorar novidades com o mesmo entusiasmo. Só depois que crescem, lá pela adolescência, é que passam a entender a amizade como algo mais profundo e a definir como amiga aquela pessoa com quem podem contar nos momentos difíceis e comemorar as vitórias.

No entanto, para construir relações sólidas na vida adulta, as amizades da primeira infância são fundamentais.

Treinando os sentimentos

As amizades serão uma companhia para brincar, se divertir, descobrir novidades e para resolver conflitos. As relações de amizade vão, desde cedo, ensinar a criança a lidar com os sentimentos. Nessa lista entram todos eles, da amorosidade à raiva.

É nas relações com os pares que os pequenos aprendem a trabalhar questões como a competitividade, desavenças, diferenças de opiniões, perdas, afastamentos e a encarar de forma mais assertiva as relações futuras.

Além disso, o contato com outras crianças vai dar a eles a chance de criar grandes laços para vida toda.

Interferência do adulto nas amizades das crianças

O relacionamento com outras crianças da mesma faixa etária proporciona aos pequenos o desenvolvimento da independência e possibilita que resolvam os próprios problemas, mas isso só é possível sem a interferência direta do adulto.

É comum os adultos limitarem as crianças a tomarem as próprias decisões e isso ocorre indiretamente. Nas situações de conflito, os pais ou os adultos que estiverem por perto devem observar e mediar o conflito, caso seja necessário. A Professora Aluah Bianchi explica que na Escola Nova Geração os professores são orientados a interferir para ajudar a criança a pensar nas soluções. “A gente conversa e pergunta o que ela achou da própria atitude, como o amigo pode estar se sentindo, para levar a criança a uma reflexão”, conta.

Muitas vezes, é difícil conter a ansiedade de resolver o problema da criança, mas a autonomia que é dada melhora a capacidade da criança se comunicar com o outro. Trabalhar a comunicação e estimular as amizades na primeira infância faz com que ela cresça mais aberta e autoconfiante.

Dar autonomia às crianças é algo que a Escola Nova Geração preza muito. “Interfiro muito pouco em roda de conversa, deixo que eles conversem, que eles decidam, que eles resolvam. Se brigou com o amigo, eu digo para ir lá e resolver. A gente tem esse olhar bem atento com as crianças e elas têm autonomia para fazer escolhas” explica a professora Lívia Domingues.

A criança que enfrenta as frustrações desde cedo tem mais condições de se tornar um jovem e um adulto confiante. Ser sempre poupada não a ensinará a lidar com a vida.