Blog


26 de agosto de 2021

A musicalização como instrumento de aprendizagem

Você sabia que a musicalização contribui para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor das crianças? Nos primeiros anos de vida, os estímulos são essenciais. A prática da musicalização aplicada na escola e também em casa é uma boa maneira de trabalhar a formação plena na infância. 

O que é musicalização infantil?

Antes de tudo, é necessário entender do que se trata a musicalização. A professora Raquel Stapassoli explicou ao canal Mural Pedagogia, criado pela nossa coordenadora Aluah Bianchi, que a musicalização é um processo de construção do conhecimento e que o objetivo fundamental é trabalhar o desenvolvimento e o despertar na criança, como, por exemplo, o gosto pela música. 

Além disso, essa aprendizagem faz com que os pequenos sejam mais sensíveis e receptivos aos sons e tenham o contato com o mundo musical já existente dentro deles.

As atividades de musicalização geralmente são trabalhadas a partir de sons produzidos pelo próprio corpo como as palmas e com instrumentos variados, entre eles chocalhos, tambores, sinos, triângulo, pandeiro, reco-reco, coquinho e muitos outros. 

A criança e sua percepção dos fundamentos musicais

O processo da musicalização é muito mais do que cantar músicas. É também aprender sobre elas e lembrar que todas possuem uma história, um ritmo e outros detalhes. Desde as mais conhecidas, como as cantigas de roda ensinadas desde cedo, até outras que são bem regionalistas e difundidas apenas em determinadas regiões do país. 

“Os pais e professores também precisam escutar o que não estão acostumados”, acrescenta Stapassoli quando se trata de trazer músicas novas para as crianças, para que exista ainda mais estímulo. As atividades de musicalização estimulam a memória, a criatividade, a conscientização corporal, o senso rítmico e até mesmo a paciência. 

Um processo além da escola

Embora a musicalização seja muito trabalhada na escola, é importante que as famílias também se envolvam neste processo. Inserir a Música Popular Brasileira (MPB) e outros gêneros é extremamente importante para estimular a musicalização e trazer um maior desempenho ao desenvolvimento da criança. 

Adaptar instrumentos, usar materiais que tem em casa como uma garrafa pet com arroz dentro e colheres de pau para fazer o compasso da música, é uma alternativa viável e divertida. 

Localização da escola
Clique e envie mensagem no WhatsApp